Walt Disney Pictures



A Autodesk e a Walt Disney Pictures anunciaram um acordo para trazer uma inovadora tecnologia de animação e efeitos visuais para a comunidade do Digital Entertainment Creation. A Autodesk obteve uma licença de exclusividade por um período de cinco anos para o XGen Arbitrary Primitive Generator technology (Tecnologia XGen de Gerador Primitivo Arbitrário), utilizado mais recentemente pelos Estúdios de Animação Walt Disney (EAWD) no famoso filme de animação “Enrolados.”

A tecnologia XGen foi apresentada pela primeira vez pelos EAWD em um trabalho de pesquisa na SIGGRAPH em 2003, para a criação de peles, penas e folhagens geradas por computador. Desde aquela época, o XGen evoluiu e foi aprimorado em sete filmes, três curta-metragens e um programa de TV. Ele foi usado para criar a pele, pêlos, penas, árvores, folhas e pedras em “Bolt – O Supercão,” as árvores e arbustos em “UP Altas Aventuras,” os coelhinhos empoeirados, entulho, árvores, arbustos, flores e trevos em “Toy Story 3″, e na grama e árvores em “Carros 2″. Em “Enrolados,” os EAWD usaram o XGen para trazer um generoso mundo 3D animado para a vida: dos perfeitos cachos dourados de Rapunzel para um filme exuberante, paisagens cheias de vegetação, incluindo arbustos, flores, cipós, gramíneas, ervas daninhas, musgo, cardo, chão coberto de folhas, folhas caídas, paus, pedras, asas de borboleta, poeira, folhas e árvores, além de adereços como telhas, flechas, uma vassoura e pincéis.

XGen é um sistema abrangente que gera arbitrariedades primitivas em uma superfície. O sistema avança o estado-da-arte na indústria de várias maneiras com sua versatilidade, durabilidade e impacto XGen permite o acesso tecno-artístico a interpolação de um maneira intuitiva aos artistas, dando a eles uma poderosa e flexível estrutura de geração primitiva, que é altamente direcionada à arte. A gênese do XGen foi uma colaboração entre a produção dos EAWD e equipes de software para fornecer aos seus artistas ferramentas intuitivas, criativas para animação 3D ― como ferramentas “escravas” para criação de cabelo e pele ― para que eles pudessem desenvolver o olhar e a sensação de seus personagens e ambientes de forma mais rápida e fácil. O Engenheiro Sênior de Desenvolvimento de Software dos EAWD Tom Thompson foi um criador inicial e continua a ser o arquiteto-chefe do software. O acordo da Walt Dysney Pictures com a Autodesk permitirá a Autodesk tornar esta tecnologia disponível aos artistas para criar entretenimento digital.

“Vinte anos atrás, os artistas de efeitos visuais para criar gráficos de computador, eram em sua maioria matemáticos e cientistas, usando ferramentas de software altamente técnico e complexo que exigia uma quantidade significativa de programação personalizada” explicou o Administrador Chefe de Tecnologia Andy Hendrickson, dos Estúdios de Animação Walt Disney. “Naquela época, os softwares prontos para uso não conseguiam criar as nuances de detalhes e emoção. Hoje, fomos capazes de criar o XGen como uma ferramenta artística efetiva que através da Autodesk levará a estúdios como o nosso ferramentas abrangentes e flexíveis, para desenvolver uma extensiva plataforma. O conjunto de ferramentas personalizáveis Autodesk ajudará artistas de efeitos visuais a fazerem seus melhores trabalhos.”

“O desafio chave na indústria de efeitos visuais continua ser a necessidade de se desenvolver criativamente enquanto, de alguma forma, controlar a rápida escala dos custos de produção,” disse Marc Petit, vice presidente sênior, da Autodesk Media & Entertainment. “Para ajudar seus clientes a enfrentar melhor esse desafio, a Autodesk tem trabalhado com líderes da indústria, como os Estúdios de Animação Walt Disney, para ajudá-los a inovar mais rapidamente e tornar essas novas tecnologias amplamente acessíveis. Os usuários do Digital Entertainment Creation com certeza irão se beneficiar com os desenvolvimentos comprovados em produção e projetados pelos visionários da indústria .”

O Diretor do Estúdio de Tecnologia dos Estúdios de Animação Walt Disney Dan Candela disse, “O foco principal da minha equipe é garantir que a linha de produção seja simplificada afim de produzir eficientemente a melhor produção CG possível. Com o Maya da Autodesk como um peça central do nosso conjunto de ferramentas, nós desenvolvemos mais de 100 plug-ins e extensões para a plataforma para permitir aos nossos artistas criar um filme da qualidade de “Enrolados” dentro do tempo necessário e dos limites orçamentários. Compartilhar nossa tecnologia com a comunidade VFX e de animação CG eleva o padrão criativo de toda a indústria.”

Os Estúdios de Animação Walt Disney contribuíram com muitas inovações na indústria do entretenimento, incluindo os projetos open source: SeExpr, Reposado, munki e o Partio. Nos últimos dois anos, a Autodesk integrou outras duas tecnologias dos EAWD em seu software, o Maya Camera Sequencer e o Ptex. A Camera Sequencer dos estúdios de animação foi introduzida no software de animação 3D Autodesk Maya 2011 fornecendo uma poderosa capacidade editorial multi-câmera para pré-visualisação e cinema virtual. O sistema de mapeamento de texturas Ptex do EAWD foi incorporado ao Maya 2012 e ao Autodesk Mudbox 2012 – Software de esculturas e pintura de texturas digitais 3D. Com um único passo de interoperabilidade entre o Maya e o Mudbox no Autodesk Entertainment Creation Suites, o Ptex permite aos artistas criarem grandes detalhes e modelos texturizados mais rápido e eficientemente.

A equipe de Software dos Estúdios de Animação Walt Disney continua a contribuir com as comunidades de animação e efeitos visuais tornando a tecnologia disponível em softwares open source para uso em toda a indústria de entretenimento. O estúdio tem uma história de inovação tecnológica e avanços no uso de software open source. Atualmente, a Autodesk continua a trabalhar com a indústria para ajudar na adoção de iniciativas de código aberto mais amplas, tais como Ptex, Alembic e o OpenEXR, como um meio de aumentar a eficiência da produção através de uma maior padronização.

0 comentários:

Postar um comentário