Agora a Disney aposta nos animais, O rei leão em 3D


Os leões são a grande viagem da Disney no momento. De uma tacada, a mais charmosa gigante do cinema coloca nas telas brasileiras dois filmes em que eles são os heróis. O primeiro é uma estreia – o documentário
Reino dos felinos, cuja narrativa gira em torno da luta de um guepardo-fêmea e uma leoa para garantir a sobrevivência e o crescimento de seus filhotes. O segundo é um relançamento – O rei leão, um dos maiores sucessos da história da Disney, que volta agora em imagens 3D. Veja mais imagens de O rei leão! Confira mais fotos de Reino dos felinos!
Reino dos felinos integra uma tradição que marca a trajetória da Diseny desde meados do século passado, o documentário sobre vida animal. A receita básica permanece a mesma – o registro visual do comportamento animal convertido em metáfora do comportamento humano a partir da montagem e da narração. A montagem aproxima ações e dá a elas um sentido humanizado; a narração leva o espectador a construir os sentimentos e motivações humanos que nem sempre existem nas expressões dos animais. A receita vem funcionando tão bem, que já foi apropriada por criadores sem ligação com os estúdios Disney. Um dos grandes sucessos do documentário nos últimos anos, por exemplo, A marcha dos pinguins foi construído a partir dela. Reino dos felinos, contudo, a renova de maneira peculiar. É filme que parece ter consciência de se inspirar numa fórmula. A partir disso, ele se assume obra derivada. Seu drama lhe é próprio – a luta pela sobrevivência daqueles animais, naquele espaço específico, em duas histórias narradas paralelamente, que só se cruzarão em um único momento. Sua forma, contudo, remete a outros filmes do gênero, refaz, de maneira magnífica, estruturas de imagens que associamos a “vida animal” e as estrutura dramaticamente. Na verdade, Reino dos felinos, em alguns momentos, faz referência até mesmo a outros gêneros. A mais inteligente delas está nos créditos finais (recomenda-se não sair logo que terminar a ação principal do filme), não apenas pela ironia com que trata estruturas que já conhecemos, mas pela sensibilidade com que nos mostra que certas situações que vimos ali são paralelas às que nos emocionam em narrativas com seres humanos.
Uma das mais belas histórias da Disney, O rei leão ganha relançamento em 3D
O rei leão também confia no fato de que enxergamos, em personagens em forma de animais, valores e sentimentos humanos. A animação, nesse sentido simplifica o trabalho dos criadores: num filme animado, as expressões das personagens são humanizadas, as faces delas têm plasticidade mais parecida com a nossa. Esses recursos são utilizados para contar uma história sobre o poder e a vingança. A estrutura principal de O rei leão é a mesma que encontramos no Hamlet de William Shakespeare: depois do assassinato de seu pai, um príncipe precisa enfrentar seu tirânico rei, responsável pela morte e usurpador do trono. Como é criação voltada para o público infanto-juvenil, O rei leão não é tão sangrento quanto a peça que o inspirou. Mesmo assim, traz um sentido trágico raro nos filmes do gênero, com ideias de destino, honra e dever organizadas de maneira complexa. Veja o trailer de Reino dos felinos!
Fonte: ivirta-se

0 comentários:

Postar um comentário