Recentemente, a revelação de que existiam lojas falsas da Apple na China, divulgadas por um blog, criou polêmica tanto nos Estados Unidos como na China. Mas a Apple não é um caso isolado.
Existem na China outras lojas e até mesmo parques de diversão que imitam sem cerimônia marcas americanas conhecidas, como a Starbucks, Nike, KFC e Disney, segundo o canal americano CNBC.
Em alguns casos, as cópias são tão escancaradas que chegam a ser engraçadas, como os restaurantes da KLG, que imitam sem constrangimento a KFC, ou a loja da "Nibe", uma versão chinesa da Nike.
O avanço das verdadeiras lojas ocidentais na China, porém, deve atrair consumidores, ameaçando as suas versões locais.
Veja as imitações de lojas e estabelecimentos encontrados em cidades chinesas, segundo uma lista feita pela CNBC:
Loja que imita a Starbucks na China
Starbucks
A Starbucks chegou a abrir um processo contra uma rede de cafeterias chinesa que utilizava a marca Xingbake, que quer dizer Starbucks em chinês.
Mas há inúmeros casos de imitações da Starbucks na China, incluindo as redes One Dollar Coffee, Seayahi Cofee (foto), Lucky Coffee e Bucksstar Coffee.
A Bucksstar Coffee, em particular, funcionava em um shopping com outras imitações de marcas americanas, incluindo um restaurante com o nome “Pizza Huh” e uma loja de fast-food com a marca “McDnoalds”.
Loja que copia a Nike na China
Nike
A Nike, que produz tênis e vestuário na China há décadas, também continua sendo amplamente copiada pelos chineses. Um exemplo é a loja da "Nibe" na foto, que imita até a logomarca da gigante de artigos esportivos, segundo a CNBC.
Funcionários de loja falsa da Apple em Kunming, na China
Apple
O blog Bird Abroad trouxe à tona a existência de cinco lojas falsas da Apple na cidade de Kunming.
Embora três delas vendessem produtos verdadeiros, as lojas não tinham permissão para utilizar a marca americana. Até os funcionários das lojas usavam os mesmos uniformes dos vendedores das Apple Stores e a descoberta da fraude enfureceu os consumidores.
Duas lojas foram fechadas pelo governo chinês após as denúncias.
Leia também no iG Tecnologia:
Chineses clonam lojas da Apple
Parque de diversão em Pequim: imitação da Disney
Parque da Disney
O parque de diversões Shijingshan Amusement Park, de Pequim, é apontado como um dos maiores exemplos de uso ilegítimo de marcas na China, segundo a CNBC.
Operado pelo governo do distrito de Shijingshan, o parque claramente assemelha-se aos famosos parques da Disney, o Magic Kingdom e o Epcot Center, e funcionários vestidos de Shrek, Branca de Neve, Mickey e Pateta podem ser vistos por suas ruas.
Imitação do KFC na China
KFC
Apesar de a própria KFC ter sido acusada de fraude na China por utilizar um impostor do presidente Obama em seus comerciais de TV, a rede de fast-food também é vítima de falsificação no país, segundo a CNBC.
A versão chinesa do KFC copiou a bandeira americana, mas substituiu o Coronel Sanders por um frango em sua logomarca.
A cópia do restaurante, porém, poderá não resistir por muito tempo ao rápido avanço da verdadeira KFC na China, afirma o canal americano.
Ikea
Localizada na mesma cidade onde funcionavam as lojas falsas da Apple, em Kunning, uma grande loja de móveis e artigos para casa chamada “11 Furniture” é uma cópia da Ikea, a rede sueca que é líder no setor na Europa e um ícone do varejo no mundo.
Segundo a Reuters, a loja usa o mesmo amarelo e azul da logomarca da Ikea e o oferece produtos com o mesmo design. Em chinês, as palavras “11 Furniture” e Ikea também possuem uma forte semelhança fonética.
0 comentários:
Postar um comentário